Como nasceu o e-dharma

610x300-buddha-lotusEm 2007, depois de ter dado inúmeros seminários, workshops e conferências, a Tsering Paldron teve a ideia de criar um site onde mais pessoas pudessem assistir a esse tipo de eventos. De facto, eles decorrem geralmente em grandes cidades e quem vive fora delas não tem oportunidade, nem logística nem financeira, para poder assistir.

Além disso, poder acompanhar de longe, e quaisquer que sejam as limitações de tempo ou de disponibilidade, um curso ou um workshop pareceu-lhe uma oportunidade interessante e útil a muita gente.

Foi assim que nasceu o e-dharma.

O que quer dizer e-dharma?

610x300-monkDharma é uma palavra sânscrita com muitos significados mas que, habitualmente designa o ensinamento do Buda.

Juntámos-lhe um “e” para indicar que se passa na internet e deu e-dharma, um veículo digital para disponibilizar ensinamentos budistas onde ainda não existem centros de ensinamento ou de prática.

Nada substitui o professor ou o mestre, cuja transmissão direta é essencial e cujo o exemplo nos inspira e motiva mas, à falta dele, pode encontrar aqui algumas respostas, conselhos e esclarecimentos para uma abordagem inicial.

O que é novo agora

610x300BudaInicialmente, o e-dharma continha apenas vídeos e gravações áudio mas, nesta versão do site, acrescentámos-lhe um blog, onde publicamos artigos de interesse e informação pertinente, bem como textos e publicações, digitais ou em papel.

Informamos ainda sobre eventos aos quais poderá assistir presencialmente ou aos quais poderá aceder através das gravações em áudio ou vídeo.

Esperamos ser um portal de informação e de encontro, uma referência em termos de Budismo em português.

O que fazemos mais

610x300-bor5Associámos-nos a outros grupos budistas da região do Porto e temos como objetivo ajudar as pessoas a entrar em contacto com o budismo e os mestres que o ensinam e vivem.

Assim, quaisquer fundos apurados através dos cursos, das subscrições e dos donativos, serve esse propósito, servindo como oferenda aos instrutores ou como financiamento para continuar a trazer a Portugal alguns dos mestres mais inspiradores e realizados da atualidade.

Ao subscrever os nossos cursos ou fazer um donativo está a contribuir para isso!